Portal TCN - Museu de Astronomia e Ciências Afins
Comissão do Planalto Central

A ideia para mudar para o centro do Brasil é muito anterior a Brasília. Logo após da proclamação da República começou a história da Comissão Exploradora do Planalto Central com a Constituição de 1891, que determinou que a futura Capital Federal deveria ser transferida para o planalto central da República. O texto constitucional já determinava uma área de 14.400 Km2 para a nova capital, ou seja, dez vezes o tamanho da Capital Federal no Rio de Janeiro.

Em 1892, estabeleceu-se a comissão para demarcar e explorar essa região, chefiada por Luiz Cruls, diretor do Observatório Astronomico do Rio de Janeiro. Ele cercou-se de dois astrônomos, um médico higienista , um geólogo e um botânico,

para estudar todos aspectos daquela região, além de mapeá-la, você verá o itinerário no Portal TCN. A expedição, que durou de junho de 1892 a março de 1893,foi equipada com teodolitos, aneróides, bússolas e podômetros, instrumentos meteorológicos e material fotográfico. Você poderá conferir algumas das fotos da Comissão no mesmo mapa.

Importante saber que um dos motivos da escolha do Planalto Central foi que para lá fluem os principais rios do Brasil possibilitando uma integração das regioes, vocês poderam ver as bacias no mapa tal.

No texto de Bianca Marandino, A Comissão Cruls, há mais informações sobre esta história que você pode baixar em pdf.


www.portaltcn.com.br

designed by ThiagoCorrêa